Desenvolvimento de sistemas de informação para apoio à decisão.

Nas empresas, o sistema de informação tem como função a disponibilidade "in time" da informação crucial à tomada de decisões.

Cada empresa terá necessidades específicas ou até poderá não ter, podem existir programas genéricos já desenvolvidos para o tipo de empresa em questão que com pequenas configurações/alterações/formação servirão os propósitos necessários para os sistema de informação. É nesta fase que é crucial a consultoria e o levantamento de requisitos.

Diagrama de casos de uso - UML

No entanto, existem empresas que de tal forma tem necessidades específicas que obrigará ao desenvolvimento de um programa específico, claro, sendo sempre uma solução mais onerosa do que uma solução já desenvolvida.

Quando se chega à conclusão que é efetivamente necessário o desenvolvimento de um programa em especifico  terá de existir consciência da parte dos analistas que eles não conhecem o negócio e terão que com humildade questionar o cliente para se inteirar do projeto a desenvolver.

Por outro lado, terá também de existir da parte do cliente uma consciencialização de que para que o programa efetivamente funcione e seja adotado pela empresa, terão de ser abordadas questões delicadas, algumas como se de segredos de estado se tratassem mas as mesmas terão de ser apresentadas para que a equipa de analistas possa o mais cedo possível detetar as verdadeiras necessidades da empresa.

O desenvolvimento de um programa de informação não deverá ter reuniões ou efetuar inquéritos para o levantamento de requisitos apenas com os quadros superiores mas também com os que na "linha de montagem" trabalham.

Só assim se consegue um envolvimento completo da empresa e muitas das soluções poderão vir de onde menos se espera.

Tudo isto demora tempo, consome recursos iniciais mas garante que não fará parte dos 90% de software desenvolvido que vai para o lixo porque não atinge os objetivos.

A PCPAC é exigente no levantamento de requisitos e elaboração do sistema de informação, antes de chegar à fase de programação propriamente dita uma garantia de qualidade e poder de adaptação futuro, com entrega de manuais de apoio e demais dossiers que serviram de suporte ao desenvolvimento e implementação do programa.

Visite-nos no Google+